Caracois de Azeitona (Pão)

Nada melhor que descontrair num domingo á tarde, como para mim a culinária é terapia, decidi fazer algo que nunca tinha feito ... pão. Mas não queria uma receita normal de pão, queria fazer algo que também servisse para comer enquanto se vê um jogo por exemplo. Após alguma pesquisa de como fazer pão, surgiu a ideia de fazer caracóis de azeitona.


Ingredientes:

150 ml de água
250 g de farinha
30 azeitonas sem caroço
1 colher de chá de sal
5 colheres de sopa de azeite virgem
1 saqueta de fermento de padeiro em pó
1 dente de alho

Modo de Preparação:

Para o pão: Numa tigela colocar a farinha, sal, fermento, 1 c. sopa de azeite, e água morna. Amassar bem até que a tigela fique limpa. Tapar com película aderente e deixar repousar num local com temperatura mais quente por cerca de uma hora, até ficar em dobro do tamanho.

Para a massa de azeitonas: Numa picadora ou robot de cozinha, colocar as azeitonas 3 colheres de azeite e um dente de alho. Passe tudo até ficar uma massa que possa barrar.

Ligar o forno a 200ºC. Numa superfície lisa coberta com farinha, estenda a massa até obter um retangulo 25x15cm. Barrar com a massa de azeitona e enrolar como uma torta. Forrar um tabuleiro fundo com papel vegetal. Corta a massa em rolos de 2/3 cm. Colocar no tabuleiro e tapar com película aderente e deixar repousar mais 20 minutos. Pincelar com o restante azeite e levar ao forno durante 20 minutos ou até ficarem dourados.

Muito simples e óptimo para um convívio.

3 comentários:

Barida disse...

que belo petisco, e devem ser mesmo uma delícia estes caracois de azeitona :) beijinhos

Felismina disse...

Ficaram lindos e devem ser deliciosos! Uma bela sugestão,
bjs

Sara Ramos disse...

Hmmm devem ser bem deliciosos. Óptima ideia. Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...