Salmão no Forno com Batata Dôce e Cenoura

O meu fiel amigo ... o salmão. Há muitos que dizem que em Portugal existe tanta variedade de peixe porque estar a comer um peixe que não é nosso. Eu praticamente gosto de todos os peixes e tento comer o máximo possível, mas de facto para mim há algo de especial sobre o salmão. Primeiro não me considero 100% portuguesa (apesar que para todos os efeitos o sou), e por isso fui exposta a diferentes tipos de comida. Apesar de em casa ser "uma casa portuguesa" actualmente de regresso a Portugal, lembro-me com muita ternura tudo o que agora é mais difícil ou raro de arranjar. O salmão apesar de ser algo que se encontra facilmente hoje em dia, para mim é o meu peixe de eleição, e por isso estou sempre a tentar arranjar novas formas de o apreciar.



Ingredientes (2pax.)

2 postas de salmão
1 limão
1 ou 2 batatas doces
2 cenouras
2 dentes de alho
azeite
alecrim
louro
sal
pimenta

Preparação:

Marinar o salmão numa preparação de sumo de limão, alecrim, sal e pimenta. (Preferível de um dia para o outro, mas basta estar 1 hora). Num recipiente próprio para ir ao forno, regar o fundo com um pouco de azeite e colocar as postas de salmão e o marinado. Levar ao forno a 200ºC por 30 minutos ou até verificar que o peixe esteja cozido.

Descascar e cortar as cenouras e batatas em palitos. Passar por azeite e sal e levar ao forno num tabuleiro. Pode colocar directamente abaixo do salmão e deixar cozer durante o mesmo tempo.

Retirar do forno e servir de imediato acompanhado com uma saladinha de tomate.

O contraste dos sabores salgado e doce são maravilhosos.

1 comentário:

Sara Ramos disse...

Adoro Salmão, não sei passar sem ele hehe. beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...