Frango Fricassé

Sempre quis fazer o famoso frango fricassé que a minha mãe uma vez fez. São daqueles pratos que ficam na memória até que fosse uma única vez. (Apenas me lembro de comer uma única vez na casa da minha mãe). Estava no supermercado e havia as embalagens de frango que diziam para fricassé, já tinha comprado antes mas nunca fiz a dita receita, desta vez tentei. Não sabia por onde começar e por isso fiz uma pesquisa e encontrei esta receita super simples e ficou muito parecida à que eu me lembrava. Foi retirada deste site: Receitas Vaqueiro e aqui está em detalhe, obviamente sempre com uns toques aqui e ali, mas desta vez fui o mais fiel possível.



Ingredientes para 4 pessoas (eu fiz para 2)

1 frango (1/2 frango)
1 cebola (pequena)
50 g de margarina Vaqueiro 
sal 
pimenta 
1 dl de vinho branco 
1 dl de água 
1 cubo de caldo de galinha 
1 colher de sopa de farinha 
2 gemas 
½ limão 
2 colheres de sopa de salsa picada

Preparação

Tire a pele ao frango e corte-o em bocados pequenos. (o meu já vinha cortado mas retirei as peles)
Descasque e pique a cebola muito finamente e leve a alourar com a margarina Vaqueiro. Junte o frango em bocados e deixe alourar bem de todos os lados. Regue com o vinho branco e a água e adicione o cubo de caldo de galinha. 
Tape e deixe cozer sobre lume brando até o frango estar macio. Nessa altura retire os bocados de frango para um recipiente do serviço e mantenha quente. 
Dissolva a farinha com o um pouco do molho e depois junte-a ao restante molho. Deixe engrossar um pouco, mexendo. Desfaça as gemas com o sumo de limão e junte-as também ao molho, mexendo sempre para não talharem. Polvilhe com a salsa picada e deite sobre o frango. 
Sirva bem quente acompanhado com puré de batata ou arroz branco.  (acompanhei com puré de batata)

O resultado foi óptimo, mas agora que já tenho as bases para a próxima terá um toque mais personalizado.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...