Bacalhau Espiritual Moderno

Em tempos vi uma programa de televisão onde pegavam numa receita que por norma era feita como um conjunto e utilizando os mesmos ingredientes separaram e fizeram uma composição completamente diferente. Este prato podemos utilizar a base do Bacalhau Espiritual, mas com a separação dos ingredientes, fazendo uma composição mais requintada mas nem por isso mais complicada. Aqui fica a receita de um bacalhau espiritual mais moderno.



Ingredientes para 2 pessoas:

4 a 5 batatas médias
3 a 4 cenouras médias
250g de bacalhau em lascas
200 ml de leite
160 g de manteiga
1 cebola
2 dentes de alho
1 knorr de peixe (opcional)
noz moscada
sal
pimenta
azeite
cebolinho

Modo de Preparção:

1) Preparar o puré de cenoura. Descascar e ralar as cenouras. Colocar 60 g de manteiga num tacho pequeno e deixar derreter, adicionar a cenoura ralada e tapar. Deixar estar em lume brando durante 8-12 minutos (dependendo do fogão) misturando de vez em quando e temperar com um pouco de sal. Quando a cenoura estiver bem cozida (de forma a que esmague facilmente com os dedos) colocar dentro de um robot de cozinha e passar até obter um puré. (Pode também utilizar um passe-vite). Inspiração de: Carrot Puree

2) Puré de Batata. Cortar a batata em cubos para que possa cozer mais rápido, colocar em água e deixar cozer bem. Dependendo da batata e do fogão pode demorar entre 15-25 minutos. Quando estiver cozida escorrer as batatas. Em lume muito baixo, colocar no tacho 100 g de manteiga deixar derreter, com um passe vite passe as batatas e vá adicionando o leite até atingir a consistência desejada. Temperar com sal, noz moscada e pimenta.

3) Bacalhau: Picar uma cebola e o dentes de alho. Numa frigideira colocar um pouco de azeite e adicione a cebola e o alho. Deixe cozinhar até que a cebola fique transparente, adicione o caldo knorr se desejar, deixe incorporar no refogado e depois coloque o bacalhau em lascas (previamente demolhado) e cozinhar durante uns 7-10 minutos.

Empratar:

Numa forma cilíndrica coloque uma camada de puré de batata, depois cenoura, bacalhau e por fim uma camada de batata.

Decorre com cebolinho e um pouco de azeite com cebolinho.

Bon apetit!

1 comentário:

Sara Ramos disse...

que beleza. bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...