Bacalhau Panado no Forno


O almoço de hoje foi o nosso fiel amigo o bacalhau. Apesar de have 1001 maneiras de se fazer bacalhau, estou sempre à procura da milésima segunda. Como para o almoço teria que ser algo mais rapido, optei por algo simples mas com um toque de classe. Espero que gostem desta alternativa.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 Postas de Bacalhau
1 Cebola
3 Batatas
1 Tomate
1 Dente de Alho
Salsa
Pão Ralado
Azeite
Sal
Modo de Preparação:

Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Em primeiro lugar dar uma fervura ao bacalhau, durante uns 5-7 minutos. Retirar do lume passar por àgua fria e reservar.
Numa tigela, juntar 1/2 cebola picada, o tomate pequeno picado, um pouco de salsa, o alho, temperar com sal e regar com azeite. Mexer e deixar repousar.
Num prato fundo colocar o pão ralado (pode temperar com o que desejar, eu gosto de utilizar o tempero italiano). Secar levamente as postas de bacalhau utilizando uma folha de papel absorvente, e passe pelo pão ralado. Levar ao forno durante 15 minutos numa travessa untada com azeite.
Cozer as batatas e o resto da cebola às rodelas. (Deixei as batatas ficar com a casca por uma questão de tempo).
Numa frigideira untada com azeite, passe primeiro as rodelas de cebola até ficarem douradas. Retirar e reservar. Fazer o mesmo com as rodelas de batata.
Retirar o bacalhau do forno e empratar.


Para empratar: 1) Colocar um fio de azeito no fudo do prato. 2) Uma camada de argolas de cebola. 3) Uma camada de batatas às rodelas. 4) Colocar cuidadosamente o bacalhau sobre a cebola e batata. 5) Regar com o molho.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...