Frango com Xarope de Acer e Puré de Cherovia



Na minha ultima viagem tentei absorver o máximo de sabores. Apesar de já conhecer as cherovias (Pastinaca sativa) em inglês Parsnips, nunca tinha cozinhado com elas, gostei tanto que até ponderei trazer algumas na minha bagagem. Cá em Portugal é uma raridade e muito difícil de encontrar (a não ser para os lados da Serra da Estrela), mas um belo dia em plena vista lá estava na Makro, não resisti e comprei logo. Um dos outros sabores que é tão conhecido pelo Canadá é o de Xarope de Acer (Maple Syrup)*, aquele xarope que muitos atribuem a derramar por cima das famosas panquecas (já estou com água na boca), mas que também serve para tanta coisa. Sim, vim acompanhada de um litro de xarope e até mesmo um livro de culinária só com receitas que levam Xarope de Acer. Como hoje o dia estava de chuva, foi uma óptima altura para fazer uma experiências. Uma receita bastante simples, já que não queria exagerar, mas que não deixou de ser bastante saborosa.



Ingredientes para o Frango

4 coxas de frango
75 ml de xarope de acer (maple syrup)
1 c. de sopa de manteiga
2 c. de chá de sumo de limão ou lima
1 cebola (opcional)
sal, pimenta, azeite

Modo de Preparação:

Num tabuleiro de ir ao forno, cubra o fundo com azeite sal e pimenta. Passe as coxas pelo preparado e coloque com a pele virada para baixo. Leve ao forno a 200ºC por uns 20 minutos (pode adicionar aqui a cebola). No entanto preparar o molho. Numa panela pequena colocar o xarope, manteiga e o sumo, deixe cozinhar em lume brando durante uns 3 minutos. Retire o frango do forno e ponha o molho por cima. Leve novamente ao forno durante 20-25 minutos.

Ingredientes para Puré

500g de Cherovia
1 c. de sopa de manteiga
100 ml de leite ou natas
sal, noz moscada

Modo de Preparação

Coloque as cherovias numa panela com água. Cozer até ficarem moles (+/- 15 minutos) Escorrer. Passar adicionando a manteiga e o leite. Tempere com sal e noz moscada.

* Encontra-se facilmente o xarope em qualquer loja de produtos naturais ou secções gourmet.

1 comentário:

Receitas para a Felicidade disse...

Uma receita diferente para fazer com o franguinho

receita anotada, beijinhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...