Couve Lombarda Recheada

Hoje trago-vos uma variante do que nós conhecemos com salsichas enroladas em couve lombarda. De facto existem muitas variedades especialmente nos países da Europa do Leste em como a couve pode ser utilizada. Optei por uma versão um pouco menos tradicional e mais saudável. Por alterar a carne vermelha por frango e o arroz branco por integral, conseguem um prato igualmente saboroso e muito mais leve e saudável. Utilizando um molho de tomate simples que retirei da receita do Jamie Oliver, que é fácil de fazer, e adapta-se bem a qualquer prato que leve molho de tomate.
Nota: A foto não ficou lá muito bem, mas espero que gostem.



Ingredientes:

1 couve lombarda pequena (para duas pessoas utilizeis as seis folhas maiores)
150 g de peito de frango 
2 cebolas pequenas
1 dente de alho
2 tiras de bacon (opcional)
100 g de arroz integral
75 ml copo de molho de tomate
3 folhas de manjericão
salsa
sal
pimenta
páprica
azeite
----------------------------------
Molho de Tomate Simples
1 cebola pequena picada
1 colher de chá pasta de Harissa hot chili (opcional)
100 ml de vinho branco

Modo de Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200 º C

Remova cuidadosamente as folhas externas da couve. Escalde em água a ferver com sal durante uns 5 minutos. Retirar da água e passe por água fria. Coloque o coração da couve a cozer. Retire o veio da couve com algum cuidado para não romper. Reserve.
Prepare o arroz: Num tacho pequeno adicione um pouco de azeite a cebola picada e o molho de tomate, deixe refogar uns 2 minutos. Adicione o arroz e misture bem para que fique bem coberto com o tomate, adicione a água necessária e deixe cozinhar até a água evaporar. Deixe arrefecer.
Num processador de alimentos (Robot de Cozinha) junte a cebola, alho, manjericão, salsa até ficar bem picado. Remover e colocar numa tigela. Coloque o peito de frango e bacon pelo processador e pulse até que a carne fique picada. Adicione à mistura de cebola e tempere com o sal colorau e pimenta. Misture bem. Juntar o arroz ao preparado de frango. (Se quiser para ser mais rápido, passe o preparado de frango pela frigideira para cozinhar o frango e depois adicione o arroz. Ao utilizar este método, o tempo de forno será apenas 20 minutos)
Adicione +/- 2 colheres de sopa da mistura em cada folha de couve. Enrole e dobre as extremidades para evitar que o recheio saia.
Prepare o molho: Numa frigideira com um pouco de azeite adicione a cebola. Refogue por alguns minutos. Adicione o molho de tomate simples e Harissa Hot Chili. Mexa parque tudo fique bem ligado. Verifique o tempero.
Numa travessa fundo de ir ao forno, coloque um pouco do molho, e cubra com as folhas que sobraram. Coloque os rolos sobre as folhas. Cubra com o resto do molho e vinho branco. Coloque no forno pré-aquecido por 40 minutos.
Servir quente.

1 comentário:

Receitas para a Felicidade disse...

Uma sugestão que também aprecio imenso já os filhotes é que nada hehehe. Mas faço para mim e para o marido

beijinhos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...