Bolo Salgado



Esta receita vem de uma amiga minha brasileira (Ângela) que fazia esta delicia quando havia convívios de amigos. Há pouco tempo lembrei-me de pedir. Já há tantos anos que não comia isto, e como ela está muito longe, quis arriscar. É uma receita óptima para esta época do ano, come-se muito bem frio, e pode se levar para fazer um picnic ou para um lanche ao ar livre. Ela costuma fazer numa forma quadrada, mas eu optei pelo redondo. Nota: não tenho as equivalências em gramas, por isso aconselho que utilize sempre o mesmo copo ou chávena para fazer as medições.

Ingredientes:

1 copo de azeite
2 copos de leite
2 copos de farinha de trigo
2 ovos
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de queijo ralado
1 colher de fermento em pó.

Modo de preparação da massa:
Misturar tudo numa tigela e bater bem, deverá obter um consistência meio liquida (tipo de bolo)

Para o recheio mistura-se tudo numa tigela utilizando o seguinte: (O recheio por norma é ao critério e gosto de cada um, e por isso pode ser feito de várias maneiras, mas isto foi o que eu utilizei)

1 lata de atum (pode ser sardinha, frango, carne, etc.)
1 lata de ervilhas
1 lata de azeitonas pretas ás rodelas
2 ovos cozidos
1 tomate pequeno picado
Salsa, Azeite, Sal e Pimenta

Pré-aqueça o forno nos 220ºC. Unte a forma ou utilize spray de untar e coloque uma camada de massa, outra camada de recheio e mais uma camada de massa.

Vai ao forno até ficar dourado (cerca de 40 minutos)


Servir frio como entrada ou como prato principal.


1 comentário:

Susana Matias disse...

A minha sogra costuma fazer uma assim, mas com puré de batata e também fica maravilhosa...
A tua está 5 estrelas..
jinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...